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Cuidados com os Pneus do Carro

Postado por em Últimas Notícias em Jul 17, PM . 0 Comentários.


Os pneus do seu carro também precisam de cuidados para garantir uma condução segura e a  WeCare te ajuda a entender como mantê-los em boas condições.

Quando levamos o carro a um centro automotivo para verificar os pneus, somos informados sobre a necessidade de fazer o balanceamento, o rodízio e o alinhamento da direção e este material objetiva ajudá-lo a entender melhor tais conceitos e o momento ideal para fazê-los.

A WeCare Auto te ajuda a entender e dá dicas de como economizar na hora da revisão dos pneus do seu veículo.

· Saiba o que é o balanceamento dos pneus e para que serve esse serviço.

· Quando o mecânico lhe disser que é necessário fazer o alinhamento da direção, você saberá do que se trata e se está na hora certa.

· Entenda como calibrar corretamente os pneus de seu veículo e quais os benefícios.


Balanceamento do pneu.

O balanceamento   do  pneu  serve  para  que  o peso seja igual em todo o conjunto de roda mais pneu. Dessa forma, evita-se que o volante do carro trepide,   geralmente   entre   80 e  120  km/h,  e  que  o pneu tenha um desgaste irregular, diminuindo sua vida útil. O desbalanceamento do pneu pode  ser  causado,  por  exemplo, em uma frenagem mais forte na qual o pneu  é  travado  e  arrasta  no  asfalto ou quando o veículo cai em algum buraco.

Quando Fazer: a cada 10.000km ou sempre em que o pneu for substituído.


 

Alinhamento da direção.

O alinhamento do veículo é um ajuste feito no sistema de direção para que o mesmo ande em linha reta, ou seja, sem ficar “puxando” para um dos lados. O veículo alinhado evita o desgaste prematuro do pneu.
Na figura ao lado, podemos observar as situações que exigem o alinhamento.

​Dessa forma, quando você ouvir o seu mecânico dizer que precisa ser feito o alinhamento da direção devido a cambagem ou a convergência, você saberá o que ele está falando.

Quando Fazer: a cada 10.000km ou quando cair em um buraco e sentir que a direção está puxando ou sempre que o pneu for substituído.




 

Além do alinhamento e do balanceamento, é preciso manter a calibragem correta para preservar os pneus. A falta de calibragem ou calibragem incorreta também gera desgaste prematuro e irregular do pneu.

Baixa pressão no pneu: A calibragem abaixo do especificado provoca um desgaste acelerado e irregular da banda de rodagem, das laterais do pneu e também gera superaquecimento.
 

Alta pressão no pneu: O excesso de pressão também altera a área de   contato   do   pneu  com  o  solo,  ​ocasionando  um  desgaste acelerado, desta vez, no centro da banda de rodagem, encurtando a  vida  útil  do  mesmo.  Um  pneu  com  alta  pressão  fica  mais suscetível  a  cortes  e  impactos,  prejudicando todo o sistema de suspensão do seu veículo, além de prejudicar o conforto ao dirigir.

Nunca suponha que a alta pressão compensará o excesso de carga.

Quando Fazer: idealmente, deve-se verificar a pressão a cada 15 dias.







Como saber qual é a pressão correta dos pneus do carro?

A pressão correta varia de acordo com o tipo de pneu e modelo do carro.  Todo  fabricante  deve informar aos consumidores qual é a pressão ideal dos pneus do veículo.

Geralmente, há  um selo com esta informação no próprio veículo.
Na maioria das  vezes,  ele se encontra na parte interna da porta, que fica visível  apenas quando as portas do veículo estão abertas
ou  por  dentro  da  tampa  de  combustível. O  manual do veículo também contém estas especificações.

Além disso,  quando  o carro está muito carregado com bagagens, por exemplo, é possível que o fabricante determine o aumento da pressão dos pneus. Neste caso, verifique a informação  correta no manual do veículo ou no próprio selo.


 


Dicas

Seguem algumas dicas da WeCare para manter a saúde dos pneus do seu veículo e garantir a sua segurança:

· Uma vez a cada 15 dias, estacione o veículo com o volante totalmente esterçado para um dos lados e verifique se o pneu está desgastando de forma uniforme. Faça isso para ambos os lados.
· No sulco do pneu há um indicador de desgaste conforme a foto abaixo. Quando os gomos estiverem nivelados com o indicador, está na hora de substituir o pneu.
· Leve o veículo para fazer o rodízio de pneus a cada 10.000 km aproximadamente. É muito importante que este rodízio seja feito com os pneus do mesmo lado do veículo, apenas invertendo as posições da traseira para a dianteira e vice-versa.
· Muitos mecânicos não fazem o balanceamento dos pneus traseiros, pois, o condutor somente sente a vibração em altas velocidades (acima de 150 km/h). Sempre solicite ao mecânico para fazer o balanceamento dos quatro pneus, pois, por mais que você não sinta aquele incomodo da trepidação, poderá ocorrer o desgaste prematuro e deformação dos pneus.
· Não recomendamos pneus recapados ou remoldados. Você nunca saberá o estado da carcaça do pneu que foi utilizado e nem a forma que foi feita podendo agravar os riscos na condução do veículo.
· Coloque sempre pneus idênticos no mesmo eixo, pois medidas diferentes ou até mesmo desenhos diferentes do pneu podem deixar seu veículo “puxando” para um dos lados e perder estabilidade.




A WeCare Auto te ajuda a esclarecer todas as dúvidas sobre a manutenção do seu veículo, além de possuir rede de parceiros com descontos para os nossos clientes.

Fale conosco: (11) 3595-5559
www.wecareauto.com.br

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