Categorias do Blog
Arquivos

Veículos mais seguros

Postado por em Últimas Notícias em Oct 22, PM . 0 Comentários.

Mais tecnologia nos carros = Mais segurança para você!

 

A constante evolução na fabricação dos veículos traz consigo muitas soluções tecnológicas voltadas para melhorar a eficiência e aumentar a segurança dos passageiros. Foi pensando em segurança que, em 2014, surgiu a obrigatoriedade de que todos os veículos de passeio até SUV’s, produzidos no Brasil, tivessem como itens de série o sistema de ABS e Airbag duplo.

Todas estas soluções estarão lá, prontas para te ajudar em circunstâncias extremas, mas, para garantir sua eficácia é necessário que sejam usados da maneira correta.

A WeCare Auto te ajuda a entender e dá dicas de como usar estes itens na hora em que você mais precisa.



4x4 Fora de Hora:

Selecionar a função 4x4 de qualquer veículo no asfalto   vai dar maior aderência e estabilidade certo? Errado.

Ao contrário do que muitos pensam, se o veículo não   tiver o sistema de tração integral (full time), você   aumentará o consumo de combustível e diminuirá a   estabilidade.
 

Nos veículos que não possuem o sistema de tração integral, a tração 4x4 é utilizada quando o veículo precisa passar por um terreno com menos aderência (lama/cascalho/areia).

Consulte sempre o manual do veículo antes de acionar o sistema 4x4.


 

Controle de Tração:
 
Assim como o controle de estabilidade, o controle de tração te ajuda na condução segura do veículo em momentos de perda de tração, em curvas,  em subidas e descidas. Na prática seria como se o motorista percebesse que o veículo começou a patinar e aliviasse o pé do acelerador momentaneamente para retomar  a  aceleração em seguida.

     
A grande diferença é que o sistema de controle  de tração faz tudo isso funcionar numa fração de segundos.



 

 

Assistente de frenagem:

Já presente em alguns veículos, este recurso realiza   automaticamente a frenagem do veículo para evitar   uma colisão ou amenizar seus efeitos. Mas cuidado:   se o condutor acionar o freio, o assistente para de   funcionar, pois, entende que está sob o controle do   motorista.







Freios ABS (Sistema de Freios Antitravamento):

 

Este sistema entra em funcionamento no momento de uma frenagem brusca, evitando o “escorregamento” das rodas na pista e diminuindo a distância necessária para parar o veículo e facilitando o desvio do obstáculo, além de evitar o desgaste desnecessário dos pneus.

Porém, como o pedal vibra muito forte quando o ABS entra em funcionamento, alguns motoristas se   assustam e tiram o pé do pedal fazendo com que o sistema pare de funcionar, o que pode gerar um acidente. Por isso, quando acionar o freio e o ABS entrar em funcionamento, mantenha o pé no freio.


 

 

 

Airbag x Cinto de Segurança:

O Airbag foi desenvolvido para complementar a função do cinto de   segurança, e não substituí-lo, ou seja, sem o cinto o Airbag perde a   sua funcionalidade, até mesmo agravando as lesões em caso   de acidente.

E não é em qualquer batida que o Airbag aciona. Muitos   capotamentos não tem o acionamento porque não houve a colisão   frontal necessária para o acionamento dos Airbags na frente do   motorista e passageiro, por exemplo.






Triângulo:
Em caso de quebra do veículo ou parada em acostamentos, deve-se colocar o triângulo a, pelo menos, 30 metros do veículo (50 passos) em vias de grande circulação ou de velocidade alta, como estradas. Nunca em cima ou bem próximo ao veículo, pois, ele deve estar visível aos outros     condutores para antecipar as ações.
Não esqueça de deixar o pisca alerta ligado.

 




Pisca-Alerta:

Muitos utilizam as luzes intermitentes (pisca-alerta) para avisar   outros condutores que está com pressa ou em uma   emergência,  com o veículo em movimento.

Este sinal deve ser usado apenas com o veículo parado,   pois, quem conhece a regulamentação, pode ser induzido a   acreditar que ele está parado, principalmente em baixa   visibilidade, provocando um acidente.





 

Lanterna de Neblina: 

Sabe aquela luz vermelha bem forte, que te ofusca a visão, na traseira do veículo da frente? Essa é a lanterna de neblina.

Ela deve ser usada apenas quando houver baixa visibilidade para que os veículos que estão atrás do seu possam vê-lo.






 

DVD Player:

A legislação proíbe o uso deste tipo de   equipamento com o carro em movimento, exceto   quando o mesmo entrar em função GPS ou   estiver  visível apenas aos passageiros.

O uso fora das especificações acima é   penalizado com uma multa grave no valor de R$   127,69 e 5 pontos na habilitação do condutor.

Existem equipamentos mais modernos com o   sistema dual-view, que permitem que a imagem   passe somente nas telas dos passageiros.

 

Última atualização: Oct 23, PM

Comentários

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

* Nome:
* E-mail: (Não Publicado)
   Website: (url do site com http://)
* Comentário:
Wildcard SSL Certificates