top of page

Bom dia Dr(a)., posso completar a água do radiador?

Conheça um pouco mais sobre o Sistema de Arrefecimento do seu carro.



A ideia desta matéria é esclarecer as principais questões relativas ao sistema de arrefecimento.


Ainda existem muitas dúvidas em relação ao sistema de arrefecimento e à famosa “água” do motor: 

  • Para que serve?

  • Quando trocar o líquido de arrefecimento?

  • Como trocar?

  • Onde trocar?

Funcionamento

O sistema de arrefecimento é o sistema que controla a temperatura do motor de um automóvel. Quando o sistema de arrefecimento trabalha na temperatura ideal o motor tem maior durabilidade, menor desgaste, maior economia de combustível, menos manutenção, emite menos poluentes e aumenta seu desempenho.


Componentes do sistema de arrefecimento



Líquido de arrefecimento


O líquido de arrefecimento, diferentemente do que a maioria pensa, não é composto apenas de água e sim de uma ​mistura de água desmineralizada com aditivo. As principais funções dos aditivos são: 

  • Inibir a corrosão das peças;

  • Prolongar a vida útil dos componentes do sistema;

  • Evitar que a água “ferva” em altas temperaturas ou congele em baixas temperaturas.


Veremos à seguir 6 dicas relacionadas ao sistema de arrefecimento para evitar problemas futuros:​


1- Água da torneira, não!!!

Não se deve utilizar água de torneira para se misturar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões. O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo ​própria para utilização no sistema de arrefecimento.



2- Proporção da mistura água + aditivo

 A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo  fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60%  de cada um. 


3– Tipos de aditivos Existem vários tipos de aditivos para o sistema de arrefecimento no mercado brasileiro, porém não existe uma cor específica para cada modelo de veículo. Deve-se utilizar sempre aquele recomendado no manual do fabricante do carro ou outro de mesma especificação. Procure sempre os produtos certificados e homologados pelo fabricante.


4– Misturas prontas  Outra boa opção para não cair em armadilhas na hora de trocar o líquido do sistema é usar  os produtos dois em um (encontrados em lojas de autopeças), ou seja, aqueles em que a  mistura do aditivo com a água já vem pronta, eliminando assim o risco de realizar a  combinação em proporções erradas. Porém, é bom lembrar que mesmo estes produtos dois  em um devem respeitar as especificações do manual do fabricante.


5– Troca do líquido de arrefecimento Para evitar futuros problemas, recomenda-se que a troca seja feita por um profissional especializado, em local adequado e sempre no período indicado pelo fabricante conforme o manual. Existem fabricantes que indicam a primeira troca em torno dos 30 mil km ou 1 ano de uso, podendo chegar a até 120 mil km ou 5 anos, de acordo com o tipo de aditivo.


6– Atenção no Posto de Combustível




Ao parar em um Posto de Combustível e o frentista lhe oferecer para completar a água ou adicionar aditivo, observe os seguintes itens :


a) Se a água a ser utilizada é desmineralizada, se o aditivo é o indicado pelo fabricante e se a mistura está na proporção correta. Não recomendamos a utilização de água de torneira;


b) A abertura do radiador com o motor quente pode provocar queimaduras devido a ebulição do líquido;


c) No caso de você ter que parar em um posto por superaquecimento do motor (“motor ferveu”), atenção redobrada para que não seja jogada água fria no motor, pois, o mesmo estará extremamente quente e o choque térmico pode acarretar alguma trinca no bloco gerando grande custo para reparação.


Lembre-se : Se o nível da água estiver baixando com frequência, é sinal de vazamento no sistema. Recomendamos que seja feita uma revisão por um especialista. 


Seguindo estas dicas simples, você evitará problemas futuros e gastos desnecessários com seu veículo.


Verifique sempre os níveis dos fluidos do seu veículo e fique tranquilo para rodar!




bottom of page