Conheça um pouco mais sobre o Sistema de Arrefecimento do seu carro.
A ideia desta matéria é esclarecer as principais questões relativas ao sistema de arrefecimento.
Ainda existem muitas dúvidas em relação ao sistema de arrefecimento e à famosa “água” do motor:
Para que serve?
Quando trocar o líquido de arrefecimento?
Como trocar?
Onde trocar?
Funcionamento
O sistema de arrefecimento é o sistema que controla a temperatura do motor de um automóvel. Quando o sistema de arrefecimento trabalha na temperatura ideal o motor tem maior durabilidade, menor desgaste, maior economia de combustível, menos manutenção, emite menos poluentes e aumenta seu desempenho.
Componentes do sistema de arrefecimento
Líquido de arrefecimento
O líquido de arrefecimento, diferentemente do que a maioria pensa, não é composto apenas de água e sim de uma mistura de água desmineralizada com aditivo. As principais funções dos aditivos são:
Inibir a corrosão das peças;
Prolongar a vida útil dos componentes do sistema;
Evitar que a água “ferva” em altas temperaturas ou congele em baixas temperaturas.
Veremos à seguir 6 dicas relacionadas ao sistema de arrefecimento para evitar problemas futuros:
1- Água da torneira, não!!!
Não se deve utilizar água de torneira para se misturar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões. O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento.
2- Proporção da mistura água + aditivo
A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.
3– Tipos de aditivos Existem vários tipos de aditivos para o sistema de arrefecimento no mercado brasileiro, porém não existe uma cor específica para cada modelo de veículo. Deve-se utilizar sempre aquele recomendado no manual do fabricante do carro ou outro de mesma especificação. Procure sempre os produtos certificados e homologados pelo fabricante.
4– Misturas prontas Outra boa opção para não cair em armadilhas na hora de trocar o líquido do sistema é usar os produtos dois em um (encontrados em lojas de autopeças), ou seja, aqueles em que a mistura do aditivo com a água já vem pronta, eliminando assim o risco de realizar a combinação em proporções erradas. Porém, é bom lembrar que mesmo estes produtos dois em um devem respeitar as especificações do manual do fabricante.
5– Troca do líquido de arrefecimento Para evitar futuros problemas, recomenda-se que a troca seja feita por um profissional especializado, em local adequado e sempre no período indicado pelo fabricante conforme o manual. Existem fabricantes que indicam a primeira troca em torno dos 30 mil km ou 1 ano de uso, podendo chegar a até 120 mil km ou 5 anos, de acordo com o tipo de aditivo.
6– Atenção no Posto de Combustível
Ao parar em um Posto de Combustível e o frentista lhe oferecer para completar a água ou adicionar aditivo, observe os seguintes itens :
a) Se a água a ser utilizada é desmineralizada, se o aditivo é o indicado pelo fabricante e se a mistura está na proporção correta. Não recomendamos a utilização de água de torneira;
b) A abertura do radiador com o motor quente pode provocar queimaduras devido a ebulição do líquido;
c) No caso de você ter que parar em um posto por superaquecimento do motor (“motor ferveu”), atenção redobrada para que não seja jogada água fria no motor, pois, o mesmo estará extremamente quente e o choque térmico pode acarretar alguma trinca no bloco gerando grande custo para reparação.
Lembre-se : Se o nível da água estiver baixando com frequência, é sinal de vazamento no sistema. Recomendamos que seja feita uma revisão por um especialista.
Seguindo estas dicas simples, você evitará problemas futuros e gastos desnecessários com seu veículo.
Verifique sempre os níveis dos fluidos do seu veículo e fique tranquilo para rodar!
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