SOBRE A WECARE

  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

 Empresa de serviços com diversas soluções automotivas. Nosso maior objetivo é o de levar comodidade e redução de custos aos nosso clientes.  Gerenciamos mais de 40.000 carros, utilizando nossos Especialistas, Rede de Serviços e Avançado Sistema de Gestão.

Com a WeCare, seu carro está sempre bem cuidado e você aproveita seu tempo para o que realmente importa, livre de burocracias.

INSCREVA-SE

 Receba informações atualizadas sobre nossos serviços.

Telefones : (11) 3595 5559 Grande SP e 0800 7770455 Demais Localidades

CNPJ : 17.751.214/0001-00

O que é Telemetria

Conheça um pouco do conceito e seus benefícios




O que é telemetria?

Telemetria é a gravação e transmissão de dados remotos para um sistema informatizado, o qual transforma os dados em informações, com o intuito de monitorar, analisar, prever e/ou mitigar determinadas situações. O ambiente ou objeto a ser monitorado, geralmente, é acompanhado de sensores, cujos dados são transmitidos para os servidores do sistema.

Os dados de telemetria podem ser transmitidos usando rádio, sinal de celular (GSM), infravermelho, satélite ou cabo. Atualmente, observamos a aplicação da telemetria em diversas áreas, seja em monitoramento de veículos e seus condutores, em meteorologia, na medicina, entre outras áreas.

A telemetria é o que torna possível coletar todos os dados brutos que se tornam análises valiosas e acionáveis.



Benefícios da Telemetria

O principal benefício da telemetria é a capacidade de um usuário final ou um gestor monitorar o estado de um objeto ou ambiente enquanto está fisicamente distante dele. Ela permite atender a milhares de objetos e/ou ambientes simultaneamente. Graças à telemetria, essas informações podem ser entregues diretamente em um painel de monitoramento para você analisar e agir.

No caso da telemetria veicular, é possível acompanhar e definir ações para reduzir custos com seguros, manutenções e consumo de combustível através de maior conscientização dos motoristas e gestores. Em empresas que utilizam conectores OBDII, é possível também acompanhar os códigos de falhas dos veículos remotamente.


Desafios da Telemetria

A telemetria é claramente uma tecnologia fantástica, mas não é isenta de desafios. O desafio mais importante - e um problema comum - não é com a telemetria, e sim com os usuários finais, pois, precisam permitir que terceiros acompanhem seu comportamento, ao estilo do Big Brother. Em resumo, alguns usuários desativam imediatamente quando percebem, o que significa que os dados gerados a partir do uso do seu produto não serão coletados ou relatados.

Para diminuir esta reação por parte dos usuários, é necessário mostrar aos mesmos os benefícios de se utilizar esta tecnologia, por exemplo na aplicação em seguros, informar que podem obter descontos expressivos dependendo do comportamento ao volante e a quantidade de quilômetros rodados em um determinado período.



Como funciona a telemetria da WeCare Auto

Trabalhamos exclusivamente com a telemetria veicular. Atualmente, nossa solução utiliza um hardware que é conectado à porta OBDII do veículo e realiza a leitura direta da ECU (módulo), com o objetivo de medir a velocidade, a quilometragem rodada, conhecer eventuais códigos de falhas e calcular as manobras bruscas durante os trajetos. Este hardware possui um chip GSM para o envio dos dados ao nosso servidor.

Assim, nossa solução, além de ser autônoma, não exige instalação complexa. Basta encaixar o hardware à porta OBDII.

OBD é sigla para a expressão em inglês On Board Diagnostics, que significa “diagnóstico de bordo”.


O conector é compatível com todos os veículos que possuem a porta OBDII, sejam veículo leves ou pesados.


O OBD-II foi adotado pela legislação brasileira desde 2010.